10 de fevereiro de 2012

Gesso - Parte 1

Bom pessoal, o reboco interno da casa está previsto para terminar por volta do dia 20 de fevereiro e aí nossa intenção é fazer todo o gesso da casa antes mesmo do contra-piso (por causa da sujeira).

Por isso começamos a fazer muitos orçamentos e também a pesquisar sobre todas as opções disponíveis no mercado. Nessa primeira parte vou dar uma geral sobre o que eu aprendi sobre gesso tanto conversando com os profissionais como também pesquisando pela internet.

Quero deixar bem claro que não sou dono da verdade. Tudo que vou descrever aqui foi o que eu entendi pelas conversas e pesquisa que fiz e, por isso, as informações PODEM estar imprecisas.

Forro de Gesso

O forro de gesso é muito usado em algumas construções para esconder o telhado aparente (ou seja, não há um forro de madeira ou alvenaria), porém ele é também muito utilizado mesmo quando você tem uma laje ou um forro de madeira/alvenaria.

A vantagem do gesso é que ele é bem maleável e com isso podemos fazer desenhos e recortes no forro que jamais seriam possíveis com outros materiais para, por exemplo, instalar pontos de luzes embutidos em locais onde originalmente não havia como na laje.



Existem dois tipos de forros de gesso:

Convencional - Muito utilizado antigamente, mas não é recomendado para ambientes grandes por causa de dilatações. São usadas placas pré-fabricadas de gesso de 60x60cm encaixadas uma a uma e fixadas através de tiras de arames.

Acartonado - Mais utilizado atualmente, consiste em um sanduíche feito com gesso e alguns aditivos no meio envolvido por um cartão especial. Tem como vantagem ser mais leve, evitar problemas de trincas e não amarelar com o tempo.

Existem três tipos de placas:

 Placa Branca (normal)


Placa Verde (resistente a água)

Placa Vermelha (resistente ao fogo)




Além disso, elas podem ser fixadas através de dois métodos:

Aramado (FGA) - É mais barato, pois as placas ficam fixadas através de tiras de arame fixadas na laje / telhado. Não é recomendado para ambientes muito grandes pois com o tempo pode apresentar algumas ondulações.

Estruturado (FGE) - Geralmente é utilizado em áreas onde não há laje, apenas telhado. As placas são parafusadas em uma estrutura de aço feita independente do telhado, própria para suportar o peso das placas bem como as dilatações (evitando trincas).

Trincas? Forro tabicado


Toda estrutura se contrai/dilata com o tempo, seja por variações de temperatura ou mesmo por acomodação do solo. A contração / dilatação das paredes, mesmo que mínima, com o tempo pode causar trincas no forro de gesso. Uma solução para esse problema é a tabica (forro tabicado).

A tabica é uma espécie de "suporte" feito de aço que é usado para fixar o forro na parede. Ao invés do forro ficar colado diretamente na parede, ele fica preso a tabica que por sua vez é parafusada na parede.

A vantagem é que quando houver contração / dilação da parede, a tabica vai absorver esse movimento, não repassando-o para o forro evitando assim a trinca.




Além disso, a tabica da um efeito muito legal no forro, pois da a impressão de que ele está flutuando, como nessa foto:

Repare que o forro não parece estar encostado nas paredes


Sancas / Frisos / Florões / Rebaixo / Cortineira

São todos exemplos de trabalhos que podem ser feito no forro de gesso:

Sanca Fechada
Sanca Aberta
Rebaixo
Sanca Invertida (com iluminação embutida)

Molduras de Gesso

Para quem não vai fazer o forro de gesso, a moldura de gesso é uma ótima alternativa para embelezar o ambiente gastando muito pouco. Os modelos e tamanhos de molduras existem são enormes, praticamente infinitos.

Pelo menos todos os gesseiros com quem conversei afirmaram que eles podem fazer qualquer desenho / detalhe que eu quisesse.

A moldura pode ser colocada entre a parede e a laje em um ângulo de 45 graus:


Como também podem ser colocadas em um ângulo reto:


E também, ainda em ângulo reto, tanto na parede quanto no teto:


As possibilidades são infinitas:








Em breve na parte 2 deste post vou tentar explicar o que nós pretendemos fazer em casa, bem como os orçamentos que recebemos até o momento.

Todas as fotos foram encontradas na internet. Qualquer problema com alguma foto utilizada é só entrar em contato comigo.

12 comentários:

  1. Renato adorei seu post muito esclarecedor! Fico esperando enciosamente pelas suas idéias pra o seu gesso! Quem sabe copio? rsrsrs... Vcs já tem em mente alguma coisa cobre acabamento? Conta pra gente! abração

    ResponderExcluir
  2. A-DO-REI.....confesso que era leiga nessa história de gesso.....mas aprendi muito com vc !!!! E além disso, dá pra se ter uma ideia do que a gente pode fazer e o que a gente quer!!! Super 10!!!! beijinhos pra vcs!!!

    ResponderExcluir
  3. Renato, aqqui nos quartos colocamos uma tabica reta, esta opção eu nao vi no seu...
    http://www.gessolandia.com.br/resources/imagens/thumb/tetotabica.gif
    colocamos 1 linha soh de tabica.. ficou super legal....

    ResponderExcluir
  4. oi, Renato:
    Q pesquisa legal !! Eu já tinha idéia do q fazer e acabei esta parte dos acabamentos. Aqui em casa temos forro de gesso comum mesmo e nunca deu problema de amarelamento, porém na casa nova só fiz questão de fazer td tabicado. Achei q ficou bom, fora as molduras, 1 sanca aberta e sancas fechadas q fizemos... Foi $$$ por conta da área. Mas no fim valeu a pena !! Estou curiosa para ver suas idéias !!

    ResponderExcluir
  5. Oi Renato e Gi!
    Estou iniciando a construção da minha casa agora, tbm criei um blog contando passo a passo essa experiência. Anotei as informações sobre gesso que vcs postaram pq precisarei dela daqui um tempinho. Entre no meu blog para comentar, sugerir, criticar etc.
    Que o Senhor abençõe vcs !
    http://construindonossacasaselma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Renato so uma dica se vc for fazer bastante coisa em gesso, sanca e rebaixo, já veja quem vai passar a massa corrida e lixvar para vc, pois isso é o que mais suja..... fica aquele po branco que nao sai nunc arsrsr..

    ResponderExcluir
  7. Oi Renato, muito explicativo o post,uma aula sobre gesso, tenho certeza que suas escolhas serão lindas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi Renato, adorei o post, mas e aí?
    O que vc decidiu? E os preços? Ainda estou super na dúvida, por causa do preço mesmo, aqui em casa a diferença entre o gesso comum e o acartonado dá pra fazer todo o granito da cozinha! Vamos ver no que dá!

    ResponderExcluir
  9. Ola Renato,

    Otimo post. Jah fez orcamentos? estou aqui em SP e confesso estamos apreensivos aos preços que receberemos.

    Estou comecando a colocar a reforma de meu apto.

    Seria legal receber sua visita e sugestoes.

    www.meuaptonovo.blogspot.com

    Jah estamos te seguindo.

    Vlw e abs,

    ResponderExcluir
  10. Estou contratando o gesso está semana, com o que aprendi na sua aula vou solicitar umas modificaçoes.

    Obrigado.

    http://sobrado-novo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. O gesso convencional tabicado resolve o problema de resistência, sou defensor do Gesso convencional pelo baixo custo e pela experiência no ramo, bastaria a contratação de um bom profissional para instalação que substituiria o custo elevado do acartonado, o manejo do gesso convencional também é mais simples, quando se pretende fazer detalhes como sancas, ilhas e outros. Em Manaus se usa muito o gesso convencional em residências o gesso acartonado é mais utilizado em projetos comerciais e para divisórias de paredes. A dica para o sucesso da instalação do gesso convencional esta no acabamento, que deve ser feito aplicando selador de paredes antes da massa corrida, usar lixa para nivelar e aplicar a pintura com tinta acrílica de boa qualidade. Cuidados básicos: "Nos forros de Gesso não se deve permitir impactos, pois podem quebrar facilmente.”, “Não fixar ganchos ou suportes para pendurar vasos ou qualquer outro objeto, pois forros não foram dimensionados para suportar peso.”, “Os forros de Gesso nunca podem ser molhados, pois o contato com a água faz com que o gesso se decomponha.”, “O bolor (manchas) no teto dos banheiros e da cozinha é causado pela umidade do banho e preparo das refeições. Evita-se mantendo as janelas abertas durante e após o uso do ambiente. Para remover tais manchas no caso de seu aparecimento, utilizar água sanitária. Recomenda-se que os forros dos banheiros sejam repintados anualmente com tintas acrílicas.”.

    Vandesson Santiago - Empresário
    LAVOISIER GYPSUM + ILLUMINARE - Soluções em Gesso e Iluminação artística.
    email: vandesson.santiago@gmail.com
    fanpage: /lavoisiergi
    twitter: @lavoisiergi

    ResponderExcluir
  12. oi renato gostei muito de tudo que vi... gostaria de perguntar eu posso desenha uma logo por exemplo no meu forro em gesso (sendo a sanca). Por exemplo o logo do banco do brasil ou correios ou algo parecido de forma que ganhe aquele efeito com a luz como os quadrados e rasgos?
    Obrigado
    Jandilson
    pr.jandilson@gmal.com

    ResponderExcluir