6 de janeiro de 2012

Retrospectiva da Obra - 2011

Olá pessoal, estou voltando ao blog após ficar alguns dias afastado por pura preguiça hehehe

Eu queria ter feito esse post ainda ano passado, mas pela quantidade de informações que eu precisava levantar preferi deixar para fazer agora com mais calma.

Quando Tudo Começou

Apesar de estarmos construindo apenas agora, o primeiro passo para a concretização da nossa casa foi dado em 2007 ainda, quando adquirimos um consórcio imobiliário pela Porto Seguro (que nós recomendamos) - veja mais sobre isso neste post.

O segundo passo foi dado no final de 2008, quando apareceu um loteamento novo na cidade e conseguimos comprar nosso pedacinho de terra por um preço bem camarada (mais aqui).

Essa foi a foto mais antiga que consegui encontrar agora do terreno (Março de 2011), mas eu tenho fotos mais antigas que depois vou procurar com calma.
Valor gasto com terreno: R$36.600,00

O Projeto

Antes de procurar um engenheiro/arquiteto pesquisamos bastante na internet por plantas de casas e "selecionamos" algumas que mais nos agradaram. Depois disso começamos a desenhar algumas novas plantas com as características que melhores nos agradaram de cada um dos projetos selecionados.

A grande maioria dos projetos foram descartados depois quando começamos a pesquisar sobre valores do m2 de construção, pois eles iriam ficar muito além da nossa realidade.

Uma vez com um rascunho do que gostaríamos, contratamos um excelente engenheiro / arquiteto (quem quiser o telefone dele é só me pedir) que mudou bastante coisa no projeto mas mantendo as características que desejávamos. Sem brincadeira, eu fiz mais de 300 rascunhos de projetos e o engenheiro mais uns 5 (porém muito mais elaborados e detalhados do que os meus).

Por fim, o projeto final foi este (clique na foto para aumentar):



A casa é um sobrado de 195m2. Possui 3 quartos (mas pode ficar com 4 quartos pois a sala de Home Theater pode transformar-se em um quarto). A garagem não é coberta. Possui apenas um pergolado. Quando coberta a garagem, a casa tem um total de cerca de 230m2. A sala de estar, jantar e cozinha são integradas todo em um ambiente só e tanto da cozinha quanto da sala de jantar existem portas para acessar a área de lazer. Com essas portas abertas todo o ambiente pode funcionar como um só.

Na sala de estar existe uma porta de correr que dá acesso a área íntima da casa (banheiro social, sala de home theater - que pode se transformar em quarto - e a escada que leva aos demais quartos).

Valor gasto com plantas, projetos e taxas: R$9.376,47

Mão de Obra

Através de indicação de conhecidos, fechamos com um construtor só toda a mão de obra para a construção da casa toda - da fundação até a entrega das chaves - incluindo elétrica, hidráulica e pintura.

Hoje já estamos na fase do reboco e até agora não tivemos nenhum problema. O serviço é muito bem feito, são bem organizados e eficientes.

Valor gasto com mão de obra: R$47.078,40

### Editado em 27/01/12 ###
Pessoal, o valor da mão de obra refere-se ao que foi gasto até 31/12/11. Esse não é o valor total que vou pagar de mão de obra. O valor que fechamos de mão de obra está aqui.

### Editado em 27/01/12 ###


Início da Obra

Oficialmente a obra teve início dia 6 de junho de 2011 com a limpeza do terreno e depois a terraplanagem.

Limpeza do Terreno

Terraplanagem Concluída
Valor gasto com Limpeza e Terraplanagem: R$2.478,00

Fundação

A fundação teve início dia 13 de Junho de 2011 com a escavação das brocas.


Concretagem das brocas:


Escavação dos baldrames:


Instalação dos baldrames:


E a concretagem dos baldrames:


Para finalmente iniciar a alvenaria da fundação:


E a sua impermeabilização:



Total gasto com fundação: R$12.557,12

Alvenaria e Estrutura

A alvenaria teve início no dia 28 de julho de 2011.


E finalmente chegou a altura de laje quase um mês depois, no dia 23 de agosto de 2011:


Foram então preparadas as vigas para a laje:


Suas caixas (formas):


Para finalmente colocar a laje:


E concreta-la:


Dia 20 de setembro de 2011 iniciamos a alvenaria do andar superior:


Que desta vez levou um pouco mais de um mês, pois no dia 24 de outubro de 2011 chegamos novamente na altura de laje:


E novamente o processo teve inicio com as vigas e formas:


Instalação da laje:


E a concretagem da segunda laje:


Para terminar a fase de alvenaria, dia 08 de novembro de 2011 foi iniciada a alvenaria da platibanda:


que por sua vez foi terminada até o dia seguinte:


Total gasto com alvenaria: R$10.195,20
Total gasto com estrutura (vigas): R$5.292,49
Total gasto com formas e escoras: R$2.402,50
Total gasto com laje: R$6.809,50
Total gasto com concreto (usinado): R$6.301,50

Total gasto nesta fase de alvenaria / estrutura: R$31.001,19

Cobertura

O madeiramento do telhado teve início apenas no dia 05 de dezembro de 2011:


No dia 16 de dezembro de 2011 a calha central foi instalada:


E o telhado finalmente, no dia 20 de dezembro de 2011:


Ainda demos muita sorte e conseguimos instalar os rufos e calhas externas ainda em 2011, no dia 26 de dezembro:


Total gasto com madeiramento: R$2.086,27
Total gasto com telhas ecológicas: R$3.062,40 (e ainda sobraram 30 telhas!!!)
Total gasto com calhas: R$450,00
Total gasto com rufos: R$1.470,00

Total gasto com a cobertura: R$7.068,67

Hidráulica

Enquanto os pedreiros trabalhavam na alvenaria, chapisco, reboco e telhado, o encanador adiantou toda a hidráulica. Acredito que a hidráulica terminamos 2011 com 95% pronto.










Total gasto com tubulação de água fria: R$2.703,64
Total gasto com tubulação de água quente: R$836,95
Total gasto com tubulação de esgoto / águas pluviais: R$2.502,04
Total gasto com aquecedor solar: R$4.900,00

Total gasto com hidráulica: R$10.942,63

Elétrica

Da parte elétrica a única coisa que temos pronto até o momento é o padrão e todos os conduítes.




Total gasto com conduítes e caixas: R$1.748,80
Total gasto com quadro de distribuição: R$146,30

Total gasto com elétrica: R$1.895,10

Chapisco Interno e Externo

Ainda em 2011 conseguimos chapiscar praticamente toda a casa, tanto interna quanto externamente:









Por fim, terminamos o ano com os fundos e as duas laterais rebocadas:





Apenas a frente que ficou faltando:


Total gasto até 31 de dezembro de 2011 com chapisco e reboco: R$2.302,00

E foi assim que terminou o ano na nossa obra.

Até o momento, apenas com a construção, gastamos R$119.688,88 apenas com material, mão de obra e projetos. Neste valor não está incluso o valor do terreno e nem as taxas e impostos que precisamos pagar para prefeitura, cartórios, Caixa Econômica Federal, Porto Seguro, etc etc. mas inclui alguns outros itens que eu não publiquei nesta postagem como: muros, ligações provisórias e instalações da obra.

De acordo com o nosso cronograma estamos com a obra perfeitamente dentro do prazo e consequentemente a previsão de término da obra continua sendo Julho de 2012!!!!!

Quanto aos gastos, até agora eles ficaram um pouco acima do previsto no orçamento da obra e com certeza isso não será diferente no restante. Já estou me arriscando a dizer que o gasto com materiais vai ficar cerca de 20% acima do estimado inicialmente.

Em breve novos posts com o que já foi feito neste ano de 2012!

20 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkk ! pensei que eu estava morto! mas tem gente pior!! tô querendo plantar um pé de dinheiro vc sabe onde acho a semente??? bjs

    ResponderExcluir
  2. Renato, parabéns!!! Tá tudo tão certinho!!! Um bom planejamento garante a execução, né? Com uma pitadinah de sorte de um bom construtor!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Renato, parabéns pela retrospectiva, bem legal.
    Nossa eu achei muito barato o terreno aí na sua cidade, aqui na minha é bem mais caro, o meu foi R$90.000,00 longe do centro e não é área nobre. Tirando o terreno gastamos mais ou menos o mesmo valor até agora, mas ainda não coloquei o telhado e nem fiz a parte hidráulica.
    Um abraço e apareça lá no blog!

    ResponderExcluir
  4. Adorei, dá para fazer um livro até o final da obra. Tb vou fazer posts com valores e etapas, mas tenho que organizar melhor, acho que vai ficar para o final, pq agora com os acabamentos to sem tempo total.
    Renato, sua mão de obra ficou mega barato, minha casa com a garagem terá +-160 m2, ficou em $42200, sem pintura e tb a parte de marcenaria (instalações das portas de madeira), e este é o preço mesmo daqui, fiz 2 orçamentos com gente recomendada, não fiz mais pq fomos conhecer várias construções e já descartamos os caras ali mesmo.
    Sua casa já é linda, imagino acabada, parabéns!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi Renato,
    Que legal! Parece que foi ontem que você estava no início da obra!
    Que bom que tudo está nos prazos corretos, logo logo vocês teram a casinha tão sonhada
    Ótimo 2012!

    ResponderExcluir
  6. Oi RenatO, parabéns pela retrospectiva e princilpalmente pelo planejamento detalhado...

    ResponderExcluir
  7. Oi Renato!!
    Que satisfação ver tudo tomando forma e com cara de casa hein?!?! Parabéns!
    Que 2012 seja muito melhor pra vcs!!
    Qual a sua estimativa de gasto por m2 no final da obra? Sera que 1000 reais o m2 tá fora? Estou contando com isso para a minha casa... semana que vem vou conversar com o pedreiro para pegar o 1o orçamento, deveremos começar final de março por causa das chuvas...
    Um abraço e tudo de bom pra casa de vcs!!

    ResponderExcluir
  8. Renato, simplesmente adoreiiii seu post ultra mega power completo, rsrs... parabéns!!!
    Deu até pra ter uma estimativa dos gastos com material.. (e ficar com um pouco de medo tb,rsrs).

    O valor da sua mão de obra está MTO bom comparado ao preço aqui da minha cidade... nossa... acho que vou gastar o dobro no final da casa.

    Boa semana pra vc... beijao!

    ResponderExcluir
  9. Oii Renato !!!
    Agora tudo está "normal" pra miM! hahaha!!! Não tinha entendido... acho que é isso aí mesmo então... nós fechamos por etapas, mas no final das contas acho que vou gastar quase a mesma coisa... veremos!!! ;)
    Abração!

    ResponderExcluir
  10. Cara pasta tudo muuito bom, aa minha comecou essa semana, logo posto umas fotos de como esta indo
    a respeito daquele site q me mandou, vc ja comprou algo la?
    abraços

    ResponderExcluir
  11. Oi Renato,

    Olha é complicado mesmo os acabamentos, o mercado tem muitos itens a oferecer, ai a gente fica perdido. Tb fui em lojas com paginação, na verdade quase todas tem, mas além de te levar a comprar tudo em um só lugar sem fazer pesquisa de preço, me senti todas as vezes sendo encaminhada a algum produto e não ao que realmente gostaria, como já tinha lido muito sobre tudo, já tinha definido o que não queria, como o porcelanato não ser o polido.
    É dificil, toma tempo, mas é uma delicia, fica tudo como sempre imaginou.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Oi Renato!
    Obrigada por sempre responder minhas perguntas tão prontamente!
    O meu projeto está pronto, semana que vem vou mandar para o condominio aprovar e depois pra a prefeitura, preciso retomar o blog!
    Li sobre usar gesso ao invés de reboque, já viu isso?
    Olha aqui:
    http://fazendosuacasa.blogspot.com/2012/01/ao-inves-do-reboque-usem-gesso.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+SuaCasaFaaVocMesmo+%28Sua+casa%3A+fa%C3%A7a+voc%C3%AA+mesmo%29
    Depois me fala o que vc achou!
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    passei para conhecer o seu blog,
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, realmente sua MO está muito barata ... a minha ficará por volta de 300/m² ... parabéns pelo blog! Encorajante! Sucesso...

    ResponderExcluir
  15. Boa noite! estou começando uma obra agora, estou na fundação e seu blog tem me ajudado mto a fazer os orçamentos e planejar as etapas. Tira uma dúvida, qual foram os produtos que vc usou para fazer a impermeabilização do baldrame??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Pelas minhas anotações, foram utilizados 1 galão de vedalit, 5 caixas de sika top 100 e uma lata de 18L de neutrol.

      Qualquer dúvida fique a vontade em perguntar.

      []'s

      Excluir
  16. Olá Renato

    Comecei a ler o seu blog hoje e fiquei "viciada" nele rsrsrs. Está de parabéns, tudo muito bem planejado, organizado. Em relação ao pagamento do INss dos funcionários, vc já vem fazendo isso todo mês? VC já tem o valor que gastará com INSS e ISS? Se tiver e puder falar, eu agradeço.
    Parabéns pelo Blog!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia, muito obrigado. Fico muito feliz em saber que está gostando do blog. Sobre o INSS, nós preferimos deixar para pagar tudo de uma vez no final. Aqui no blog tem uma planilha que eu achei na internet que faz o calculo aproximado de quanto você vai pagar, ela está nesse endereço:

      http://nossacasarenatoegi.blogspot.com.br/2011/05/planilha-para-calcular-inss-da-obra.html

      Excluir
  17. Oi Renato, sou prof da rede publica, ainda sonhando com meu terreno.Deixo aqui minhas considerações a este blog, que para mim é um verdadeiro prestador de utilidade pública.Parabénssss!!!

    ResponderExcluir