6 de maio de 2011

Fechado com mão de obra

Após pedirmos muitas indicações e pegar orçamento com muitos profissionais, fechamos (verbalmente) a mão de obra completa.

Não sei se com vocês foi a mesma coisa, mas mais da metade dos "profissionais" que eu pedi orçamento nem retorno não deram... e muitos deles eram construtoras bem conhecidas aqui da cidade. Um deles (de uma construtora conhecida) chegou a me enviar um email 20 dias depois de eu ter solicitado o orçamento, dizendo que iria me mandar o orçamento dentro de 15 dias.... é lógico que se passaram os 15 dias e nem sinal do orçamento.

Voltando ao assunto, após eliminar da lista os profissionais que não deram retorno, os contra-indicados por conhecidos e também os que eu não fui muito com a cara, sobraram três (na verdade eram quatro, porém o quarto não tinha disponibilidade agora, pois havia acabado de pegar uma outra obra).

Primeiro: R$40.000,00 para erguer e cobrir + R$40.000,00 para acabamento. Ele não faz pintura nem elétrica. Disse que eu deveria gastar uns R$10.000,00 com pintura e outros R$4.000,00 com elétrica. (foi super atencioso na primeira conversa, nos mostrou uma casa que ele fez (para ele) e estava muito caprichada, mas precisei ficar cobrando o orçamento dele várias vezes até que ele acabou me passando por telefone mesmo).

Segundo: R$83.590,00 para fazer TUDO. Inclusive pintura, elétrica, hidráulica, etc. No primeiro contato já quis ir no terreno para ver e me passou o orçamento no prazo combinado, POR ESCRITO (foi o único que fez isso) e detalhando todo o serviço.

Terceiro: R$97.800,00 para fazer TUDO. Demorou para entregar o orçamento, e quando veio entregar meio que fez parecer que chutou um valor qualquer na hora. É de uma construtora, e o preço é com impostos já.

Após pensarmos um pouco, optamos pelo Segundo. Conversamos com muitas pessoas na cidade a respeito dele e todos disseram que é um excelente profissional (na verdade ele tem uma equipe especializada em cada fase da construção, então ele toca várias obras ao mesmo tempo). Uma única pessoa comentou que teve problemas com ele referente ao combinado no pagamento, mas isso é facilmente resolvido fazendo-se um bom contrato.

Além disso, pedi para ele um outro orçamento para fazer muros laterais (no fundo já tem, e na frente não pode), ele me pediu mais R$4.682,00 para fazer os muros (aproximadamente 17m de de comprimento total e 2 de altura).

Achei o preço na média se comparado apenas com profissionais que eu julgo serem competentes. É claro que tive orçamentos muito mais em conta que esses, mas o profissional não me mostrou segurança alguma que iria fazer um trabalho bom.

Ahhh sim, o projeto tem cerca de 195m2, porém com a garagem da um total de 230m2. Por R$83.590,00 está saindo R$364,00/m2.

O CUB de São Paulo no mês de março/11 para mão de obra apenas, padrão R1-N, está em R$605,00 !!!

Será que no CUB já está incluso INSS também? Pois acho que é por isso da diferença tão grande.

Caso alguém esteja curioso, pelo CUB o material deve ficar em R$440,78...  achei meio estranho o material mais barato que a mão de obra... mas vai saber.  Se for isso mesmo está bom.

Gostaria muito de ouvir a opinião de vocês quanto ao que acharam dos valores... se está mesmo na média ou não.

Já fechei com ele apenas "verbalmente", mas ainda vamos fazer um contrato (vou procurar um na net)... então ainda da tempo de pular fora se acharem que está muito caro.

6 comentários:

  1. Em casa, que foi uma reforma, tinha feito contrato com um empreiteiro mas, como algumas coisas me estressam, mandei ele embora no primeiro mês e contratei pedreiros por dia. Gastei cerca de R$ 250,00 m² (da reforma, que em tese é bem menor). O valor do material depende muito do tipo de acabamento que quer colocar. Para uma construção total, com um acabamento bom, sempre é bom considerar cerca de R$ 1.200,00 m².

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Esqueci do detalhe: contando a mão de obra, claro!

    ResponderExcluir
  3. OII RÊ E GI. TD BEM COM VCS!?!?!

    NOSSA COMETI UM ERRO COM VC E GOSTARIA DE ME DESCULPAR, VCS FORAM UNS DOS PRIMEIROS A ME SEGUIR, E EU TOTALMENTE DESLIGADA ACHAVA QUE SEGUIA VCS, MAIS NUNCA RECEBIA ATUALIZAÇÕES DE VCS, NOSSA QUE VERGONHA.

    BOM ME DESCULPE TÁ!?!? AGORA SIGO VCS.

    BOM, ACHEI QUE AQUI EM MINHA CIDADE OS PEDREIROS ESTAVAM COBRANDO MUITO CARO, MAIS DESCOBRI QUE NAUM, QUE ESSE É O PREÇO MESMO.

    O MEU VAI COBRAR 25.000,00 PRA DEIXAR PRONTA ATÉ A LAJE, DEPOIS TENHO QUE SUAR A CAMISA PRA ACHAR OS OUTROS PROFISSIONAIS!!

    MAIS ACHO QUE É ASSIM MESMO.

    ADORO O BLOG DE VCS!!

    BEIJOKAS.....

    ResponderExcluir
  4. Renato, bom dia!

    Como sempre seu blog me dando referências de valores de cada coisa...ufa, ufa...

    Começaremos o muro e cara fechou para gente 7 mil por 63 metros de muro com altura de 2 m. Eu tava achando um horror de caro, mas pelo sue preço vi que está dentro do mercado...

    RS! É muito dinehiro que vai na construção ...huahuahau

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei sei blog, muito bom mesmo!!!!
    Vc realmente posta direitinho, colocando os valores e os links para as lojas que você fez as compras, isso é muito importante!!!!
    Bem moro no interior de São Paulo, e nós após uma longa via sacara encontramos um profissional que nos cobrou 270 metro quadrado, o que já está sendo raro por aqui, pois os valores estão por volta de 350. Infelizmente onde moro o valor é dado de acordo com o bairro que a pessoa reside.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o seu blog! Gostaria q me passasse o contato deste pedreiro...estou iniciando uma obra e preciso de um bom pedreiro.

    grata

    ResponderExcluir