4 de maio de 2012

Protótipo da Placa Automação + Explicação Duto Churrasqueira

Oi pessoal. Meu amigo terminou hoje de soldar os componentes do primeiro protótipo da placa da automação residencial (domótica) e por isso vim aqui compartilhar com vocês algumas fotos.  Vou aproveitar também esse tópico para explicar melhor como e para onde está indo o duto da chaminé da churrasqueira.

Primeiramente vamos a plaquinha:



Vamos a uma explicação rápida:


Essa placa permite controlar até 4 lâmpadas e aceita a entrada de até 4 pulsadores. A placa quando não estiver conectada a uma central (um PC por exemplo) ou a outras placas, ela será autônoma ligando e desligando a lâmpada 1 quando o pulsador 1 for acionado e assim sucessivamente para as 4 lâmpadas.

Quando ela estiver conectada a uma central (que pode ser um PC ou até mesmo um roteadorzinho barato), será possível ligar e desligar qualquer lâmpada através de um celular, tablet, computador, etc.

No caso de existir uma lâmpada que será acionada por vários pulsadores, todos os pulsadores poderão ser ligados na mesma entrada e quando não for possível, poderão ser ligados em placas diferentes. Através de um programa no computador será possível configurar para o pulsador de uma placa acionar a lâmpada de outra.

Uma outra mudança que já vamos fazer é separar a parte de potência (a que aciona as lâmpadas) da parte de controle (a que entram os pulsadores). Assim, esse "kit" de automação poderá ser instalado até mesmo em residências que já possuam o cabeamento convencional pronto.

Esse final de semana vou instalar a placa e testa-la, assim que estiver tudo funcionando eu posto mais algumas fotos dela já instalada.

Sobre o Duto da Churrasqueira

Eu realmente não deixei bem explicado para onde vai o duto da churrasqueira. Na verdade eu não expliquei porque ele ainda não esta pronto. Fizemos apenas o necessário para poder finalizar o rebaixo de gesso.

Do lado direito da área de lazer (para quem está olhando para a frente da churrasqueira), existe um lavabo. O duto entra dentro do lavabo e lá no lavabo ele rompe a laje (que sai na varanda da suíte, porém encostado na parede do banheiro) e aí vai subir até o telhado.

Vejam só na planta:


O duto passa através da laje do lavabo (onde já foi feito também um forro de gesso para esconder o tubo) e sai na varanda da suíte praticamente encostado com a parede do banheiro.

Hoje ele está assim:


Após passar pela laje do lavabo, ele vai subir até o telhado. Chegando no telhado, no final do duto, será instalado o exaustor que quando ligado, vai "puxar" todo o ar de dentro do duto para fora. Para ajudar na circulação, provavelmente vou pintar o duto de preto para ele reter bastante calor e assim ajudar a fumaça a subir.

Sapatas do Closet

Aproveitando também esse tópico, hoje quando passei na construção para tirar uma foto do duto saindo na varanda, o pessoal estava iniciando a sapata do closet e aí aproveitei e tirei não uma, mas duas fotos:


7 comentários:

  1. Oi Renato e Gi, não entendo nada da automação, mas sei que vai ser muito prático, mas em termos técnicos eu boiei!
    Sobre o duto agora entendi bem melhor!
    Parabéns pela casa!

    ResponderExcluir
  2. oi, Renato !
    Assim como a Ale, tbem boiei mas td q eh automatizado me atrai !! Se pudesse faria la em casa - controlar td por celular, tablet e afins seria D+ !!
    Estou curiosa para ver o resultado...
    Achei o duto bem complicadinho, mas o importante eh funcionar !!

    ResponderExcluir
  3. Oii Renato, como as meninas acima também não entendi nadinha!!! rsrsrs
    mas acho chique demais, vai ficar um arrazoo, curiosa pra ver pronto!
    bom final de semana!

    ResponderExcluir
  4. Oi Renato, o seu projeto de automação é o máximo, marido que é engenheiro eletrônico disse que é um ótimo projeto e pelo que já postou o seu projeto esta perfeito, tudo planejado.

    Parabéns.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi Renato e Gi,
    não entendi absolutamente nada kkkk, mais não se preocupe não, que não foi por falta de uma boa explicação é falta de conhecimento de minha parte mesmo lol.

    Continuo super curiosa para ver o resultado final de vossa casa, cada dia uma novidade mais linda que a outra...estou a adorar o vosso blog.Bjo

    ResponderExcluir
  6. Olá Renato
    Comprei minha porta,toda em alumínio já pintada,por R$ 1.200,com fechadura e mão d obra d instalação inclusa,acho que valeu a pena,assim não terei mais despesas com manutenção da mesma.(A unica coisa q comprei por fora foi o puxador,pois o q a loja me ofereceu não me agradou)o meu puxador comprei,na loja http://www.chatuba.com.br/ de 80cm,custou R$ 160,00 Aqui no RJ,uma porta pivotante d madeira com 1,20 d largura custa apartir de 1.000,1.200,crua!
    ai teria custos com fechadura,eixo,mão de obra d pintura,material de pintura,e mão d obra pra instalação.
    só que eles não tiveram cuidado e arranharam um pouco ai,vou mandar de volta pra loja para eles fazerem o reparo,então quer dizer q pode ser pintada novamente,é só Vc procurar uma pessoa especializada pra fazer o serviço,tipo:quem trabalha nessa área ou quem pinta carro,seria o mais aconselhável,nunca curiosos.
    Espero ter lhe ajudado.
    Obrigada pela visita!
    Um Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Renato, bom dia.
    E sua automação? já foi estada?
    Manda noticias.

    ResponderExcluir