25 de novembro de 2011

Caixa D'água - Conta Simples para Dimensionar o Tamanho (volume) da Caixa D'Água

Pessoal, hoje comprei a caixa d'água para minha casa. Ela ainda não foi entregue mas assim que fizerem a entrega eu posto algumas fotos aqui. A que comprei é igual essa:


A marca escolhida foi Acqualimp ( http://www.acqualimp.com/ ) por indicação. Na loja onde comprei, haviam dois modelos disponíveis:  Blue (que foi o que eu comprei) e Areia.

A diferença entre os dois é que o Areia já vem com o registro boia e um filtro, enquanto o Blue não.

Optei pelo Blue porque não acho prático deixar o filtro na caixa d'água, pois fica ruim para fazer a manutenção. Provavelmente eu colocarei um filtro na entrada de água da casa.

Quanto ao volume, eu optei pelo modelo de 1.000 litros. Pesquisei na internet um pouco a respeito para eu poder calcular o volume ideal para a minha casa.

A função da caixa d'água é funcionar como um reservatório para o caso de você ficar sem água na sua rua. Enquanto o abastecimento de água da rua é cortado, a água que você tem na caixa d'água é sua única fonte e se, por um acaso você comprou uma caixa menor do que o recomendado, pode acabar ficando sem água em casa antes que seja retomado o abastecimento.

Por outro lado, se você compra uma caixa d'água maior do que você precisa, acaba sendo um desperdiço pois está pagando mais por algo que não precisa, sem contar o fato de que vai estar aumentando o peso que sua laje terá de suportar e consequentemente gastando mais com isso também.

A forma correta para calcular o volume que você precisa ter na sua caixa d'água é pegar o quanto cada pessoa que vai morar na casa consome por dia e multiplicar pelo número de dias que você quer que a sua reserva dure.

A quantidade de dias, vai depender do local onde você mora. Em algumas regiões onde a falta de água é comum ou constante, é interessante prever até 4 ou 5 dias sem abastecimentos.

Em outras regiões onde é mais raro faltar água (meu caso), é perfeitamente seguro calcular para 2 dias.

O consumo médio diário de uma pessoa é mais ou menos 150 litros. No meu caso, para não correr risco, estou considerando 5 pessoas. A conta ficou assim:

5 (pessoas)  X  150 (consumo médio diário por pessoa)  X  2 (dias que o reservatório deve durar)

O resultado da conta é: 5 x 150 x 2 = 1500

Ou seja, o volume ideal para a minha caixa d'água é de 1.500 litros.

O motivo para eu ter comprado uma caixa d'água de 1.000 litros ao invés de 1.500 é porque eu terei um segundo reservatório que é o boiler do aquecedor solar. O boiler que comprei tem 550 litros (em breve farei um post a respeito), ou seja, no total terei 1.550 litros de água armazenado.

Ahhh, para quem quiser comparar os preços:

Caixa d'água acqualimp 1000L blue - R$407,92
Torneira Boia 3/4 Acqualimp - R$23,04

[]'s

4 comentários:

  1. Oi Renato, eu comprei dessa tb, mas a areia mesmo, aqui a água é muito limpa de poço artesiano, mas bem legal sua idéia de colocar o filtro na entrada. O meu projeto tb previa de 1500 lt, mas como tem o boiler, e tb vamos colocar uma caixa pequena só para abastecer o boiler e evitar algum tipo de retorno. Ficará 1.710 lt.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. oie!! minha caixa tbm é dessa marca ai , porem comprei a areia que ja vem com filtro aqui a agua é bem limpinha

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do se post, pois na próxima semana vou comprar a minha...gostei das dicas.
    Beijinhos... Sheila!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica, soh q infelizmente ja comprei as minhas.. e pelo visto vai sobrar agua... kkkk

    fico feliz q vc tenha gostado da minha ideia...
    compre mesmo pelo site hidronox, tem muita coisa com frete gratis e eh bem mais barato do que na loja, pesquisei muito e deu diferença de 40% do preço.

    abraços

    ResponderExcluir